NOME:______________________________________________ Nº______ SÉRIE:1° A e B
DISCIPLINA: Biologia PROF. Andreia
DATA DA APLICAÇÃO: março
HABILIDADES:
-Distinguir matéria orgânica viva de matéria orgânica morta;
-Diferenciar matéria orgânica originaria de animais da originária de vegetais;
-Identificar as substâncias necessárias para a produção de matéria orgânica;
-Reconhecer todos os grupos de seres vivos produtores de matéria orgânica e os grupos de consumidores;
1-(UFPE) Ao dizer onde uma espécie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando respectivamente:
a) Nicho ecológico e habitat.
b) Habitat e nicho ecológico.
c) Habitat e biótopo.
d) Nicho ecológico e ecossistema.
e) Habitat e ecossistema.
2-(Fuvest-SP) O cogumelo shitake é cultivado em troncos, onde suas hifas nutrem-se das moléculas orgânicas componentes da madeira. Uma pessoa, ao comer cogumelo shitake, está se comportando como:
a) Produtor.
b) Consumidor primário.
c) Consumidor secundário.
d) Consumidor terciário.
e) Decompositor
3-(PUC-Campinas) Uma grande área de vegetação foi devastada e esse fato provocou a emigração de diversas espécies de consumidores primários para uma comunidade vizinha em equilíbrio. Espera-se que, nesta comunidade, em um primeiro momento:
a) Aumente o número de consumidores secundários e diminua a competição entre os herbívoros.
b) Aumente o número de produtores e diminua a competição entre os carnívoros.
c) Aumente o número de herbívoros e aumente a competição entre os carnívoros.
d) Diminua o número de produtores e não se alterem as populações de consumidores.
e) Diminua o número de produtores e aumente a competição entre os herbívoros.
4-Marque a alternativa INCORRETA:
a) O conjunto de todos os organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrição constitui um nível trófico ou alimentar.
b) O conjunto de florestas, campos, desertos e outros grandes ecossistemas forma a biosfera: conjunto de regiões do planeta em condições de sustentar a vida de forma permanente.
c) Os ecossistemas são unidades funcionais onde os componentes bióticos e abióticos se interagem e estão inseparavelmente relacionados.
d) Os seres heterótrofos são em sua maioria organismos que produzem o próprio alimento, dependendo dessa forma de outros seres vivos para manterem-se vivos.
e) Populações que habitam a mesma área mantém entre si várias relações e formam um novo nível de organização chamado de comunidade, biocenose, biota ou comunidade biótica.
QUESTÃO 5
5-Observe o esquema abaixo que mostra os componentes de um ambiente onde vivem sapos e depois marque a alternativa que contém os números de componentes bióticos e abióticos, respectivamente.
a) 6 e 7. b) 4 e 8. c) 5 e 7. d) 6 e 6. e) 4 e 8
6-Marque a alternativa que contenha os organismos indispensáveis para manter um ecossistema:
a) Carnívoros e herbívoros.
b) Produtores e herbívoros.
c) Produtores e decompositores.
d) Produtores, herbívoros e decompositores.
e) Produtores, carnívoros e decompositores.
7-O esquema abaixo mostra as relações tróficas em uma propriedade rural.
Observe as relações tróficas acima
De acordo com o esquema, o homem é:
a) produtor.
b) somente consumidor primário.
c) somente consumidor secundário.
d) somente consumidor terciário.
e) consumidor primário e secundário.
8-Na sua alimentação, dê DOIS exemplos de ser vivo produtor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.