quinta-feira, 26 de março de 2020

Atividade Biologia - 1º EM

NOME:______________________________________________   Nº______ SÉRIE: A e B 
DISCIPLINA: Biologia                                                PROF. Andreia 
DATA DA APLICAÇÃO: março 
HABILIDADES:  
-Distinguir matéria orgânica viva de matéria orgânica morta; 
-Diferenciar matéria orgânica originaria de animais da originária de vegetais; 
-Identificar as substâncias necessárias para a produção de matéria orgânica; 
-Reconhecer todos os grupos de seres vivos produtores de matéria orgânica e os grupos de consumidores; 

1-(UFPE) Ao dizer onde uma espécie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando respectivamente: 

a)      Nicho ecológico e habitat.                                   
b)      Habitat e nicho ecológico. 
c)       Habitat e biótopo.                                
d)      Nicho ecológico e ecossistema. 
e)      Habitat e ecossistema. 
Ver RespostaQUSTÃO 2 
2-(Fuvest-SP) O cogumelo shitake é cultivado em troncos, onde suas hifas nutrem-se das moléculas orgânicas componentes da madeira. Uma pessoa, ao comer cogumelo shitake, está se comportando como: 

a)      Produtor.      
b)      Consumidor primário.      
c)       Consumidor secundário. 
d)      Consumidor terciário.          
e)      Decompositor 
3-(PUC-Campinas) Uma grande área de vegetação foi devastada e esse fato provocou a emigração de diversas espécies de consumidores primários para uma comunidade vizinha em equilíbrio. Espera-se que, nesta comunidade, em um primeiro momento: 

a)      Aumente o número de consumidores secundários e diminua a competição entre os herbívoros. 
b)      Aumente o número de produtores e diminua a competição entre os carnívoros. 
c)      Aumente o número de herbívoros e aumente a competição entre os carnívoros. 
d)      Diminua o número de produtores e não se alterem as populações de consumidores. 
e)      Diminua o número de produtores e aumente a competição entre os herbívoros. 
4-Marque a alternativa INCORRETA: 

a)      O conjunto de todos os organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrição constitui um nível trófico ou alimentar. 
b)      O conjunto de florestas, campos, desertos e outros grandes ecossistemas forma a biosfera: conjunto de regiões do planeta em condições de sustentar a vida de forma permanente. 
c)       Os ecossistemas são unidades funcionais onde os componentes bióticos e abióticos se interagem e estão inseparavelmente relacionados. 
d)      Os seres heterótrofos são em sua maioria organismos que produzem o próprio alimento, dependendo dessa forma de outros seres vivos para manterem-se vivos. 
e)      Populações que habitam a mesma área mantém entre si várias relações e formam um novo nível de organização chamado de comunidade, biocenose, biota ou comunidade biótica. 
QUESTÃO 5 
5-Observe o esquema abaixo que mostra os componentes de um ambiente onde vivem sapos e depois marque a alternativa que contém os números de componentes bióticos e abióticos, respectivamente. 
 
a)      6 e 7.               b)      4 e 8.               c)       5 e 7.               d)      6 e 6.               e)      4 e 8 
VespostaQUESTÃO 6 
6-Marque a alternativa que contenha os organismos indispensáveis para manter um ecossistema: 
a)      Carnívoros e herbívoros.                      
b)      Produtores e herbívoros. 
c)       Produtores e decompositores.                  
d)      Produtores, herbívoros e decompositores. 
e)      Produtores, carnívoros e decompositores. 

7-O esquema abaixo mostra as relações tróficas em uma propriedade rural. 
 Observe as relações tróficas acima 

De acordo com o esquema, o homem é: 

a) produtor. 
b) somente consumidor primário. 
c) somente consumidor secundário. 
d) somente consumidor terciário. 
e) consumidor primário e secundário. 

8-Na sua alimentação, dê DOIS exemplos de ser vivo produtor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.