A Escola

SOBRE A ESCOLA E A COMUNIDADE


A Escola Estadual “Professor Clemente Quáglio”, localizada à Rua Manoel Onha, 234, no bairro Vila Libanesa, município de São Paulo, Estado de São Paulo, telefone de contato 2965-6564/2965-6767 e e-mail: e001910a@educacao.sp.gov.br. Oferece à comunidade local e circunvizinha Programa Ensino Integral – Ensino Médio. A Unidade Escolar tem a Fundamentação Legal na Constituição Federal, na LDBEN Lei 9394/96, nas Normas Regimentais Básicas, no Parecer CEE 67/98 capítulo V artigos 29 e 30 (aprovado pelo CE e homologado por órgão próprio de supervisão) e no Comunicado SE 01 de 04/03/2015, foi criada por Decreto n. 17.698 de 26/04/1954, reorganizada pela Resolução n. 37/96 de 25/04/1996 e, a partir de janeiro de 2016 faz parte do Programa Ensino Integral.

O bairro é residencial e a atividade econômica predominante é comercial, conta com posto de saúde e nas proximidades da escola temos as escolas, EMEF Major Silvio Fleming, Colégio Externato Nossa Senhora Menina, Colégio Evolução e o Distrito Policial 57ª.

Hoje a escola apresenta uma estrutura física bem agradável, contando com laboratório de informática, laboratório de ciências físicas e biológicas, sala de multimídia, teatro e uma sala de leitura equipada com acervos adequados para atender nossos alunos, facilitando, assim, o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos. Temos hoje 216 alunos matriculados, em média, por turma, 40 alunos, e a organização das turmas estão distribuídos em: 02 classes  de 1ª séries, 03 classes de 2ª séries e 02 classes de 3ª séries – Ensino Médio. O núcleo de Direção é composto por um diretor e um vice-diretor; núcleo técnico pedagógico: um PCG e três PCAs;  núcleo administrativo: um GOE, um Oficial Administrativo, um ASE (readaptado), e seis AOE sendo todos efetivos e, apenas um em licença saúde; Corpo Docente: quinze professores PEB II; Serviços Terceirizados: 02 funcionários de preparo e manutenção da merenda e  03 funcionários de limpeza.

A escola está conservada, limpa e organizada. As instalações, equipamentos e mobiliários são considerados bons. O prédio está dividido em cinco setores, térreo: onde temos a sala da direção, vice - direção, gerente de organização escolar, sala da coordenação pedagógica PCG e PCAs, sala dos professores, refeitório  e os sanitários masculino e feminino dos funcionários,  no piso superior temos: seis salas de aulas onde funcionam as seguintes classes: Ensino Médio, 2A, 2B, 2C, , Sala de Arte, 3A, 3B ; no piso inferior:  temos seis salas de aulas onde funcionam  – Ensino Médio : 1A,  1B, Sala de Ciências, Sala dos Tatames, uma sala para depósito de materiais e arquivo morto;  no piso intermediário: temos a sala de multimídia, sala de informática, teatro, almoxarifado e uma sala para armazenamento das apostilas bimestrais e livros didáticos. No pátio coberto estão localizadas: a sala de leitura, laboratório de Ciências Físicas e Biológicas, refeitório da merenda, sanitários dos alunos feminino e masculino e uma cantina.

O perfil dos nossos alunos é bastante heterogêneo, atendemos estudantes da nossa comunidade e a maior parte de comunidades vizinhas. Os alunos moram com os pais em local alugado e a maioria não têm atividade extraescolar. O lazer preferido dos alunos é ouvir música, assistir filmes e ler um pouco de tudo, eles apresentam boa relação com professores e colegas e acham que o ensino na escola é bom, assim como os materiais que receberam. A maioria das pessoas que residem com os alunos não está desempregada e possui nível superior de educação.

A escola é hoje o resultado de anos de história, e trabalho compartilhado por todos que de alguma forma, contribuíram para assegurar o fortalecimento entre escola e comunidade, na sua integridade física espaço de formação de um cidadão.

O trabalho coletivo é voltado para conscientizar sobre os direitos e deveres dos cidadãos promovendo uma atitude crítica frente à sociedade, podendo se utilizar disso para a melhoria da qualidade de vida, estimulando sempre a cooperação, respeito, solidariedade, responsabilidade, aprendizagem, permanência e progressão dos alunos.

A avaliação da escola, no que concerne a sua estrutura organizacional, funcionamento e impacto sobre a situação do ensino-aprendizagem, constitui um dos elementos para reflexão e transformação da prática escolar e terá como objetivo  promover o protagonismo juvenil, ajudando a formar pessoas autônomas, solidárias e competentes, respeitando a individualidade e aprimorando a qualidade de ensino  contribuindo para a  formação de indivíduos motivados e preparados pessoal, acadêmica e profissionalmente.