Perguntas
Frequentes
1
- O que é Inscrição on-line de estudante?
É a
solicitação, por meio da internet, de vaga, nesse momento, para escolas da rede
pública de ensino, pelos estudantes de escolas particulares, de
outros Estados, países ou que não se encontram matriculados na rede pública em
2020.
2
- Quem pode realizar a Inscrição On-line
para 2020?
A
inscrição poderá ser realizada pelo responsável legal, guardião ou estudantes
maiores de 18 anos.
3
- Como será feito a inscrição online?
Por meio da
plataforma Secretaria Escolar Digital – SED - https://sed.educacao.sp.gov.br/
- Após acessar o site, será solicitado o preenchimento dos campos: “nome completo” e “e–mail".
- Será encaminhado um e-mail para interessado informando um link que deverá ser preenchido com todas as informações e documentos necessários.
- Após a finalização do processo será encaminhado um e-mail ao responsável ou interessado com a confirmação da pré-inscrição.
Atenção:
É necessário
o preenchimento de todos os campos obrigatórios da ficha.
3
– Todos os campos devem ser preenchidos?
Todos os campos
obrigatórios devem ser preenchidos, como dados do responsável, do estudante e anexar todos os comprovantes.
Sim, os
comprovantes obrigatórios devem ser inseridos no item “anexos”. (cópia do
CPF, RG ou RNE do responsável, comprovante de endereço, comprovante de
declaração de transferência, matrícula ou histórico escolar e comprovante do
documento do estudante, se optar pelo noturno e declaração de guarda caso o
responsável seja o guardião).
5– Podem
ser enviados mais de um comprovante por campo?
Não, apenas
um documento por item e podem ser enviados nos formatos pdf e jpeg.
6
– A escola selecionada será a mesma que o estudante será matriculado?
A unidade
selecionada é o posto de inscrição. Não será, necessariamente, a escola onde a vaga será disponibilizada.
7–
Se alguma informação for digitada errada vou perder a inscrição?
Caso haja
divergência dos dados a pré-inscrição com os documentos anexados será recusada
e o responsável ou interessado será informado, via e-mail, e deverá efetuar uma nova inscrição.
8
- Para
que serve a geolocalização?
A partir da
geolocalização, será possível identificar as unidades escolares públicas próximas
a residência do estudante.
O responsável
ou interessado deverá selecionar uma das unidades como posto de inscrição.
A
geolocalização do endereço também é importante para disponibilização da vaga.
9
– Fiz a inscrição de irmãos, os dois terão vagas na mesma escola?
Se no momento
da inscrição o responsável assinalou a opção irmãos, esse critério será
observado, no momento da disponibilização da vaga. Caso a unidade de escolar
possua o tipo de ensino que atenda a necessidade dos dois irmãos.
10
- Onde consultar o resultado da matrícula do estudante?
O resultado da matrícula estará
disponível para ser consultado na Plataforma Secretaria Escolar Digital. site: https://sed.educacao.sp.gov.br/ConsultaPublica/Consulta.
11
- Posso escolher uma escola de preferência?
O estudante
será matriculado na unidade escolar próxima a sua residência, com o tipo de
ensino necessário ao estudante e com vaga disponível.
A unidade selecionada
na inscrição é apenas indicação de posto de inscrição.
Não garantia
de vaga ao estudante.
12
- O estudante poderá fazer a inscrição de matrícula na rede estadual e ser
encaminhado para a rede municipal?
Sim. O estudante que fizer inscrição on-line, nesse
momento, terá uma vaga disponível em escola pública próxima a sua residência, com
o tipo de ensino que o estudante necessita.
13 -
O estudante poderá mudar de escola após a divulgação do resultado da Inscrição?
Não. Nesse
momento o estudante deverá permanecer na escola onde a vaga foi disponibilizada.
A
transferência só poderá ser solicitada com o retorno do funcionamento das
escolas, presencialmente pelo responsável.
14 -
Depois de matriculado o estudante pode perder a vaga?
Não. Nesse
momento o estudante deverá participar de todas as atividades não presenciais
disponibilizada pela rede estadual de ensino.
15 -
Como faço a troca de horário/período?
Nesse momento
todos os estudantes terão sua vaga disponibilizada em período adequado a sua
idade/série ou necessidade.
16
- Os estudantes de Ensino Médio podem optar pelo período noturno?
Sim, desde
que seja anexado um comprovante (carteira de trabalho, comprovante de matrícula
em cursos, documento escrito pelo responsável ou pelo estudante maior de 18
anos que comprove a necessidade de atendimento nesse turno.
17-
Não consigo fazer a inscrição on-line?
A inscrição presencial ainda poderá ser
realizada nas unidades escolares e Diretorias de Ensino.
18
- Não recebi o e-mail de confirmação, o que fazer?
Verificar se a confirmação se encontra no spam
ou na quarentena de seu e-mail.
19
- Não possuo e-mail, como faço inscrição?
O e-mail é
campo de preenchimento obrigatório, uma vez que toda a comunicação será
realizada por este canal. Não havendo a possibilidade da criação de um e-mail,
o responsável poderá fazer a inscrição presencial.
20
– O estudante está matriculado na rede privada(particular) ou SESI, ao fazer a
inscrição On-line a transferência será automática?
Sim, a partir da disponibilização da vaga, o
aluno automaticamente será
desligado da unidade particular, o estudante não poderá ter duas
matrículas.
21
- Inscrição On-line, é só por causa da Pandemia Covid 19?
Não, é uma
nova funcionalidade disponibilizada para oferecer outros meios de atendimento aos responsáveis e
interessados, não excluindo os atendimentos presenciais.
22
- Estudantes refugiado que ainda não possui documentos, tenho direito a
inscrição On-line?
Sim, será
necessário anexar apenas o comprovante de endereço, que poderá ser feito de
próprio punho.
23–
O estudante estrangeiro, é obrigatório documentação?
Sim, o estudante estrangeiro possui os
documentos e todos precisam ser anexados.
24
- Neste momento o App Minha Escola SP, terá a inscrição On-line?
Não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.