Protagonismo Juvenil Profº Francisco
6º ano
Atividade 1
Para visualização do conteúdo, acesse o Google e pesquise pelas referências abaixo:
- G1 MUNDO. A jovem Malala Yousafzai que defende o direito a educação no Paquistão.
- NOTÍCIA DO DIA. Após sucesso do Diário de Classe, Isadora Faber colhe os frutos com livro, palestras e ONG.
- YOUTUBE. A adolescente Severn Cullis Suzuzi que, com apenas 12 anos, em 1992, realizou um discurso durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida por Eco-92.
Questões
- Você já se imaginou fazendo algo parecido? Por quê?
- O que você imagina que motivou essas crianças e esses adolescentes a terem essas atitudes?
- Será que é fácil ou difícil ser assim?
- Vocês gostariam de ter algumas dessas habilidades? Quais?
- O que seria preciso acontecer para que você tivesse atitudes parecidas?
Atividade 2
- Para visualização do conteúdo, acesse o Google e pesquise pelas referências abaixo:
- INSTITUTO SOU DA PAZ. Guia Grêmio em Forma.
- INSTITUTO SOU DA PAZ. Grêmio Estudantil: é hora de participar.
- PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES.
- SEE-SP. Diretrizes do Programa Ensino Integral. Capítulo referente aos Clubes Juvenis.
Questões
- Desde quando existe o clube/conselho?
- O que é o grupo? Quais são seus objetivos?
- Quais são as principais atividades desenvolvidas?
- De que forma os alunos podem participar?
Protagonismo Juvenil Profº Francisco
7º ano
Etapa 1 – Construção do mapa afetivo da comunidade escolar
Para produzir o mapa afetivo, primeiramente o aluno precisa delimitar, por meio de um desenho, a área da escola que irá retratar.
O desenho é a primeira etapa, seguida pela escrita do significado do desenho, sentimentos predominantes e palavras-síntese.
O significado do desenho, que é a descrição do que o você quis representar, será escrito no verso da folha, juntamente aos sentimentos suscitados. Escrevam palavras-síntese, que podem variar entre sentimentos, substantivos e qualidades atribuídas ao local. Por fim, respondam às seguintes perguntas:
- Caso alguém lhe perguntasse o que você pensa sobre a escola onde estuda, o que responderia?
- Se tivesse que fazer uma comparação da escola com qualquer outra coisa (lugar, situação, objeto etc), com o que você compararia?
Etapa 2 – Pesquisa de informações sobre a comunidade escolar
Pesquisar mais sobre a história da escola. A ideia é que eles possam levantar o máximo de informações sobre a instituição (por exemplo, quando e por quem foi construída), além de imagens e relatos a respeito. Por fim, respondam às seguintes perguntas:
- Vocês já conheciam a história da escola nesta comunidade?
- O que chamou mais a sua atenção?
- Como a escola foi mudando ao longo dos anos?
- Quais foram as histórias mais marcantes que vocês ouviram?
Protagonismo Juvenil Profº Francisco
8º ano
Atividade 1
Converse com seus pais ou responsáveis a respeito de seus tempos de escola, bem como seus avós ou irmãos mais velhos. Esse bate-papo pode ser feito em casa, preencha o questionário a seguir e elabore mais 3 questões.
- Você estudou até que série?
- Como era a escola na sua época?
- Fale sobre sua classe, seu recreio, sua merenda, suas atividades promovidas etc.
- Você gostava de estudar?
- A escola era boa?
- E os professores, como eram?
- De qual matéria você mais gostava?
- Você tirava boas notas? Tinha dificuldade em alguma matéria?
- Os seus pais e/ou responsáveis lhe incentivavam a estudar?
- Eles participavam de alguma atividade na escola?
- Naquela época, quais eram as principais dificuldades para poder estudar?
Atividade 2
Elabore um texto contando como eram os tempos de escola de seus familiares, sistematizando, assim, o que descobriram. Por fim, respondam às seguintes perguntas:
- Ao entrar em contato com as histórias contadas pelos meus familiares, o que mais chamou minha atenção e o que eu pude aprender?
- O que aprendi sobre o contexto social, cultural, político, religioso e econômico das décadas anteriores?
Sugestões
Para melhor visualização do conteúdo trabalhado, acesse o Google e pesquise pelas referências abaixo:
- 2-BP. Carteira escolar antiga.
- CARROS INÚTEIS. Ônibus escolar.
- CONTA-ME COMO ERA. Professor ensinando em sala de aula.
- ESTADÃO. Classes só com meninas e/ou meninos.
Protagonismo Juvenil Profº Francisco
9º ano
Atividade 1
Assista ao vídeo e depois responda as questões abaixo.
- Quais são as culturas que expressam quem o que você é?
- A apropriação da comunidade acontece da mesma forma pelos skatistas e por aqueles que gostam de hip hop? O que muda?
- Há espaços adequados para todas as culturas?
- Há divisões na comunidade por conta disso? Se sim, quais as consequências disso? Quais as dificuldades de cada cultura para fazer o que gosta na comunidade?
Atividade 2
Ouça a música “Mais que um mero poema”, de Rosa de Saron (Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gndri63K7U4), registre sua reflexão sobre a música e responda a questão abaixo:
- Para você, se fôssemos falar de sociedade, o que seria uma sociedade ideal?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.