quinta-feira, 26 de março de 2020

Atividade Protagonismo Juvenil 6 ao 9ano

Protagonismo Juvenil Profº Francisco 
6º ano 

Atividade 1 
Para visualização do conteúdo, acesse o Google e pesquise pelas referências abaixo: 
  • G1 MUNDO. A jovem Malala Yousafzai que defende o direito a educação no Paquistão.  
  • NOTÍCIA DO DIA.  Após sucesso do Diário de Classe, Isadora Faber colhe os frutos com livro, palestras e ONG.  
  • YOUTUBE. A adolescente Severn Cullis Suzuzi que, com apenas 12 anos, em 1992, realizou um discurso durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida por Eco-92.  
Questões  
  1. Você já se imaginou fazendo algo parecido? Por quê? 
  1. O que você imagina que motivou essas crianças e esses adolescentes a terem essas atitudes? 
  1. Será que é fácil ou difícil ser assim? 
  1. Vocês gostariam de ter algumas dessas habilidades? Quais? 
  1. O que seria preciso acontecer para que você tivesse atitudes parecidas? 

Atividade 2 
  • Para visualização do conteúdo, acesse o Google e pesquise pelas referências abaixo: 
  • INSTITUTO SOU DA PAZ.  Guia Grêmio em Forma.   
  • INSTITUTO SOU DA PAZ. Grêmio Estudantil: é hora de participar.  
  • PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES.  
  • SEE-SP. Diretrizes do Programa Ensino Integral.  Capítulo referente aos Clubes Juvenis.   

Questões  
  1. Desde quando existe o clube/conselho? 
  1. O que é o grupo? Quais são seus objetivos? 
  1. Quais são as principais atividades desenvolvidas? 
  1. De que forma os alunos podem participar? 



Protagonismo Juvenil Profº Francisco 
7º ano 
Etapa 1 – Construção do mapa afetivo da comunidade escolar  
Para produzir o mapa afetivo, primeiramente o aluno precisa delimitar, por meio de um desenho, a área da escola que irá retratar.  
O desenho é a primeira etapa, seguida pela escrita do significado do desenho, sentimentos predominantes e palavras-síntese. 
O significado do  desenho,  que  é  a  descrição  do  que  o você  quis  representar,  será  escrito  no  verso da folha, juntamente aos sentimentos suscitados. Escrevam palavras-síntese,  que  podem  variar  entre  sentimentos,  substantivos  e  qualidades  atribuídas  ao local. Por fim, respondam às seguintes perguntas: 
  1. Caso alguém lhe perguntasse o que você pensa sobre a escola onde estuda, o que responderia? 
  1. Se tivesse que fazer uma comparação da escola com qualquer outra coisa (lugar, situação, objeto etc), com o que você compararia? 

Etapa 2 – Pesquisa de informações sobre a comunidade escolar 
Pesquisar mais sobre a história da escola.  A  ideia  é  que  eles  possam  levantar  o  máximo  de  informações  sobre  a  instituição  (por  exemplo, quando e por quem foi construída), além de imagens e relatos a respeito. Por fim, respondam às seguintes perguntas: 
  1. Vocês já  conheciam  a  história  da  escola  nesta  comunidade?   
  1. O que chamou mais a sua atenção?   
  1. Como a  escola foi mudando ao longo dos anos?  
  1. Quais foram as histórias mais marcantes que vocês ouviram? 











Protagonismo Juvenil Profº Francisco 
8º ano 
Atividade 1 
Converse com seus pais ou responsáveis a respeito de seus tempos de escola, bem como seus avós ou irmãos mais velhos. Esse bate-papo pode ser feito em casa, preencha o questionário a seguir e elabore mais 3 questões. 
  1. Você estudou até que série? 
  1. Como era a escola na sua época? 
  1. Fale sobre sua classe, seu recreio, sua merenda, suas atividades promovidas etc. 
  1. Você gostava de estudar? 
  1. A escola era boa? 
  1. E os professores, como eram? 
  1. De qual matéria você mais gostava? 
  1. Você tirava boas notas?  Tinha dificuldade em alguma matéria? 
  1. Os seus pais e/ou responsáveis lhe incentivavam a estudar? 
  1. Eles participavam de alguma atividade na escola? 
  1. Naquela época,  quais  eram  as  principais  dificuldades  para  poder estudar?  

Atividade 2 
Elabore um texto contando como eram os tempos de escola de seus familiares, sistematizando, assim, o que descobriram. Por fim, respondam às seguintes perguntas: 
  1. Ao entrar em contato com as histórias contadas pelos meus familiares, o que mais chamou  minha atenção e o que eu pude aprender? 
  1. O que aprendi sobre o contexto social, cultural, político, religioso e econômico das décadas anteriores?  


Sugestões 
Para melhor visualização do conteúdo trabalhado, acesse o Google e pesquise pelas referências abaixo: 
  • 2-BP. Carteira escolar antiga.  
  • CARROS INÚTEIS. Ônibus escolar.  
  • CONTA-ME COMO ERA.  Professor ensinando em sala de aula 
  • ESTADÃO. Classes só com meninas e/ou meninos. 


Protagonismo Juvenil Profº Francisco 
9º ano 

Atividade 1 
Assista ao vídeo e depois responda as questões abaixo. 
YOUTUBE. A Liga: tribos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6errAnhC4Bk. 
  1. Quais são as culturas que expressam quem o que você é? 
  1. A apropriação da comunidade acontece da mesma forma pelos skatistas e por aqueles que gostam de hip hop? O que muda?  
  1. Há espaços adequados para todas as culturas?   
  1. Há divisões na comunidade por conta disso?  Se sim, quais as consequências disso? Quais as dificuldades de cada cultura para fazer o que gosta na comunidade? 

Atividade 2 
Ouça a música “Mais que um mero poema”, de Rosa de Saron (Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gndri63K7U4), registre sua reflexão sobre a música e responda a questão abaixo: 

  1. Para você, se fôssemos falar de sociedade, o que seria uma sociedade ideal?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.